Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 23 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Segurança pública é discutida com gerentes de bancos

O debate foi motivado pelo roubo a agência Banco da Amazônia, na semana passada

Assessoria, 31/03/2011 15h21

Reunião com representantes de agências bancárias, lotéricas e correios (Foto: Divulgação/Assessoria) Ampliar imagem: Reunião com representantes de agências bancárias, lotéricas e correios (Foto: Divulgação/Assessoria)
Reunião com representantes de agências bancárias, lotéricas e correios - Foto: Divulgação/Assessoria

Representantes de agências bancárias, lotéricas e correios discutiram alternativas para melhorar a segurança na região onde estão localizadas as instituições financeiras de Ariquemes. A reunião foi coordenada pela Associação Comercial Industrial (ACIA), na tarde de quarta-feira (30) e teve a participação de gestores dos órgãos de segurança pública do município.

O debate foi motivado pelo roubo a agência Banco da Amazônia, na semana passada, onde um funcionário da agência e a família dele foram feitos reféns, o que acabou facilitando a ação dos criminosos.

Os gerentes das instituições financeiras relataram a preocupação de que novos roubos se repitam no município. Os representantes também sugeriram medidas simples que podem ajudar a prevenir ações delituosas.

Uma das estratégias, que passará a ser adotada, é o reforço de policiamento nas proximidades dos bancos, sendo que o patrulhamento não será realizado apenas no entorno, mas também no interior das agências bancárias. “Essa é uma medida simples e que vai inibir o criminoso que estiver dentro da agência planejando algum crime”, enfatizou o comandante da Polícia Militar no Vale do Jamari, major Antônio Matias de Alcântara.
O delegado regional de Polícia Civil, Sebastião Pereira, disse que também é preciso investir em serviços de inteligência, para prevenir os roubos a bancos. “Nós precisamos estar sempre um passo a frente dos delinquentes, para que possamos evitar que crimes como o praticado no Basa de Ariquemes aconteça”, explica.

O major Alcântara também enfatizou que os gerentes e os funcionários das instituições bancárias devem alterar hábitos para não criar uma rotina fácil de ser monitorada pelos criminosos. “Sabemos que é impossível fazer uma segurança individualizada para cada um dos senhores e suas famílias, mas é possível estabelecermos um meio de contato para que vocês possam denunciar a atitude suspeita de qualquer indivíduo, mas é preciso que os senhores confiem na polícia”, explica.

O subcomandante da PM, major Apolônio Serafim, e a secretária municipal de Segurança e Trânsito, Débora Vidal, explicaram que está sendo criado o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), composto por representantes da segurança pública e a comunidade, para traçar estratégias de combate a criminalidade.

Outra proposta apresentada na reunião foi a do vereador Valmir Francisco (PT) de se criar cabines individualizadas nos guichês e caixas das agências bancárias, para que indivíduos mal intencionados não visualizem que tipo de operação bancária está sendo feita. O projeto de lei deverá ser colocado em votação na próxima segunda-feira na Câmara de Vereadores.

Para o presidente da ACIA, Jonas Perutti, a reunião serviu para estreitar o relacionamento dos representantes da segurança pública com os coordenadores das instituições financeiras. “Essa troca de informações é salutar, porque as autoridades ficam sabendo das nossas necessidades e podem nos ajudar. A parceria é o melhor caminho para que possamos enfrentar a criminalidade”, avalia.

Ficou decidido que outras reuniões serão agendadas, bem como uma palestra para os funcionários de todas as instituições financeiras de Ariquemes, orientando-os a se prevenir de possíveis ataques de assaltantes de bancos.

Participaram da audiência os representantes dos bancos: Itau, Hsbc, Brasil, Amazônia, Caixa Econômica, Bradesco e Crediari. “Nós estamos procurando as melhores soluções e alternativas para que possamos evitar que a nossa cidade seja alvo de ataques de quadrilhas especializadas em roubos a bancos e até mesmo evitar aqueles pequenos roubos a clientes ao sair de suas agências”, explica o diretor da ACIA, Antônio Aparecido Custódio

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |