Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 06 de Dezembro de 2021

Siga!

Nosso RSS

IFRO lança cursos técnicos via Satélite ainda em 2011

Parceria teve decisões importantes, em reunião que determinou as especificidades da oferta de cursos

DEAD/PROEN/IFRO, 31/03/2011 18h35

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O Instituto Federal de Rondônia, criado em 2008 por lei federal que reorganizou as antigas Escolas Técnicas, CEFETs e Universidades Federais Tecnológicas, acaba de implantar o Ensino a Distância em Rondônia. Vários projetos estão em andamento, como uma Pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico, Tecnológico e Profissional (EPCT) e vários cursos técnicos que terão início das aulas em 20 de julho próximo.

Dentre os vários modelos de EAD adotados, destaca-se o projeto de ensino técnico via satélite. A ideia é fruto de parceria na Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, no caso, com o Instituto Federal do Paraná –  IFPR que fornecerá a estrutura e projeto de cursos. Essa parceria teve decisões importantes na primeira quinzena de fevereiro, em reunião que determinou as especificidades da oferta de cursos técnicos, via satélite, em Rondônia. A reunião entre o Diretor de Educação a Distância do IFRO, professor Célio Alves Tibes Júnior e o Diretor de Educação a Distância do IFPR, prof. José Carlos Ciccarino,  aconteceu na sede da EAD daquele instituto, em Curitiba no Paraná. Estava presente também a Diretora de Ensino, professora Mércia Machado.

  • Dentre os assuntos discutidos pelos dois diretores de EAD ficaram definidas algumas questões importantes para a atuação do IFRO em todo o Estado de Rondônia:
  • Serão ofertados imediatamente, com início das aulas em 20 de julho deste ano 5 cursos técnicos subsequentes (Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Eventos; Técnico em Logística e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos);
  • Está prevista a possibilidade de criação de uma turma interna, para servidores do Instituto rondoniense, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O objetivo desse curso que ocorrerá em todo o Brasil é formar gestores competentes na esfera dos órgãos do Executivo;

  • Também ficou acertada a cooperação interinstitucional para capacitação de pessoal para EAD e trocar de “know how” nas áreas tecnológica e EAD.

 

A gestão acadêmica e logística, além do ambiente físico de suporte aos cursos será  feita pelo IFRO.

À partir da reunião de fevereiro, a DEAD/PROEN trabalha na implantação de “polos” EAD nos campi do IFRO, para a oferta de até 2340 vagas para os cursos técnicos descritos. Segundo o diretor de EAD do IFRO, prof. Célio Tibes, “o trabalho agora é definir a prospecção de vagas com as Diretorias Gerais dos Campi e lançar um processo seletivo para a comunidade em geral. Daremos todo o apoio para a estruturação de um NEAD – Núcleo de Educação a Distância nos Campi. Essa estrutura vai possibilitar a gestão de qualidade da EAD em todos os seus processos”.

A parceria entre IFPR e IFRO, em EAD, é fruto de termo de cooperação firmado entre o Instituto Federal do Paraná – IFPR e o IFRO, assinado pelo magnífico reitor, professor Raimundo Jimenez em dezembro de 2010 para a oferta, compartilhada,  de cursos técnicos na modalidade  EAD – Presencial Virtual, como é classificado pelo IFPR. A oferta da modalidade de ensino EAD é uma diretiva institucional estratégica da reitoria, capitaneada pela Pró-reitoria de Ensino. 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Rondo Summit - Foto: Fábrica Produções

Rondo Summit

Rondo Summit
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a administração de Thiago Flores?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2021 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |