Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 18 de Dezembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Prefeito e Vereadores visitam Joelândia

Atendendo a um pedido dos moradores de Joelândia, feito ao vereador Vanilton Cruz (PTC), o prefeito de Arique...

Carlos Eduardo, Assessoria, 23/02/2011 08h39 - 23/02/2011 08h39

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Atendendo a um pedido dos moradores de Joelândia, feito ao vereador Vanilton Cruz (PTC), o prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo (DEM), visitou o distrito. Além de Vanilton, Mary Braganhol, secretária de agricultura, indústria e comércio, e o vereador, Nivaldo Vieira (PDT) acompanharam o prefeito. Durante a reunião, os principais assuntos discutidos foram a construção de um Posto de Saúde e a implantação da Rede Trifásica de Energia Elétrica.

Com relação ao atendimento à saúde, Márcio Raposo foi enfático ao dizer que só será possível a construção de um novo prédio com a parceria entre a comunidade e a prefeitura. “Se dependesse só da prefeitura não teríamos verbas para este ano”, disse.

Os próprios moradores reconhecem que o atendimento realizado nas dependências da Escola Municipal Paulina Mafini não é adequado, principalmente para as mulheres grávidas, que realizam seu pré-natal na cidade de Cacaulândia. Diante dessa situação, José Paulo Begale decidiu doar uma área de mil e duzentos metros quadrados (30x40) de sua propriedade, que fica em frente à unidade de ensino.

Segundo Vanilton Cruz, o terreno é ideal porque “o mesmo vigia da Paulina Mafini serviria para o Posto de Saúde”. Ele relembrou que nos anos 1997 e 1998 “todos os postinhos da área rural e do garimpo acabaram”, por isso sua preocupação com a área da saúde é muito grande. Já o vereador, Nivaldo Vieira, manifestou solidariedade à reivindicação e disse que será um colaborador do colega de parlamento para que Joelândia tenha seu novo espaço de atendimento médico.

Todos concordaram com a atuação conjunta e, conforme orientação de Márcio Raposo, o primeiro passo será a execução de um bom aterro para fundação, já solicitado ao secretário adjunto de obras, Valdir Nascimento, sendo o segundo, a doação dos materiais necessários para a construção predial. Após sua inauguração, “o atendimento será diário por uma enfermeira e a cada quinze dias contará com a presença de um médico e mais enfermeiros”, disse o prefeito.

Eletrificação

Outro ponto da discussão, a implantação da rede elétrica trifásica em Joelândia terá o empenho do prefeito Márcio Raposo, que se dispôs a conversar com a presidência da Eletrobrás, mas primeiramente quer dialogar com a Regional de Ji-Paraná.

A necessidade dessa rede trifásica ficou bem caracterizada com a fala de Francisco Alves de Souza, o Ceará, morador do distrito há trinta e cinco (35) ano, que justificou a paralisação do maquinário (secador de grãos) pela “falta de reforço de energia”.

A secretária de agricultura, Mary Braganhol, reforçou a justificativa dizendo que “o município não consegue estabelecer parceria com a Associação CANAJI, justamente pela falta de uma rede elétrica capaz de suportar o consumo energético dos equipamentos”. Para ela, a Secretaria de Agricultura tem interesse em instalar uma agroindústria no local devido à boa produção de frutas; “nossa intenção é fortalecer a agricultura familiar”, disse.

Tanto a secretária quanto o prefeito reforçaram aos participantes da reunião, a importância da participação deles no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos –, que beneficiaria a própria Escola Paulina Mafini. Segundo eles, este ano o compra direta tem disponibilizado uma verba total de R$ 920 mil para aquisição de produtos agropastoril a preço de mercado; “isto é bom para o pequeno produtor”, disse Marcio.

Ao final do encontro, Márcio Raposo informou que existe uma emenda parlamentar de R$ 200 mil do senador, Acir Gurgacz (PDT), para a construção de uma quadra poliesportiva nas dependências da Paulina Mafini. E solicitou aos vereadores Vanilton Cruz e Nivaldo Vieira que façam um abaixo-assinado, um registro com fotografias de toda área que será atendida pela extensão de mais dezoito quilômetros da rede trifásica, e deixem tudo bem documentado para formalizarem o pedido à concessionária de energia em Rondônia.
Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

4º Prêmio da ARJORE - Foto: Almi Coelho

4º Prêmio da ARJORE

Prêmio da Arjore - Associação Rondoniense dos Jornais Eletrônicos
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |