Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Senai quer trabalhar em parceria com o governo do estado

O governador Confúcio Moura esteve reunido na manhã desta sexta-feira (4), na sede da Secret...

Eleni Caetano, DECOM, 04/02/2011 20h30 - 04/02/2011 20h30

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
O governador Confúcio Moura esteve reunido na manhã desta sexta-feira (4), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com diretores do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que apresentaram ao governo do estado o programa Inova Rondônia, que tem o objetivo de intensificar a oferta de educação profissional e promover o desenvolvimento e ressocialização social.

A diretora operacional do Senai Rondônia, Josefa de Oliveira, apresentou ao governador Confúcio Moura, à secretária adjunta de Seduc, Neila Pires, à secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Claudia Moura e demais assessores, o programa Inova Rondônia, que visa a oferta de educação profissional no ensino básico aliado ao desenvolvimento social, gerando emprego e renda, ressocialização social com capacitação profissional de presos e também no setor produtivo.

Segundo o diretor do Senai, Roberto Tavares, o diferencial desse programa é a forma com que ele é desenvolvido. A parte prática do curso pode ser utilizada para construção e recuperação do patrimônio público. “O aluno do curso de pedreiro, por exemplo, pode construir ou reformas escolas e assim nos demais cursos”, afirmou.

Em um ano o projeto prevê a capacitação de 115 mil pessoas em todo o estado, 5,5 mil alunos do ensino médio (o que representa 10% dos alunos do ensino médio), 53 mil do ensino básico, 1,5 mil detentos e geração de cerca de 25 mil empregos.

O governador Confúcio Moura gostou do projeto e disse que ele está de acordo com um programa do governo que já trabalha a implantação de um programa de educação no ensino médio aliado à qualificação profissional, no qual o jovem sai preparado para o mercado de trabalho.

Confúcio Moura discute revitalização das unidades escolares

Em seguida o governador Confúcio Moura se reuniu também com a arquiteta, Beatriz Goulart, que veio de São Paulo a convite do próprio governador para fazer um trabalho de revitalização das unidades escolares de todo o estado. A reunião contou com a participação do Secretário de Estado da Educação, Jorge Alberto Elarrat, da adjunta Neila Pires, da secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Maria Nanci Rodrigues e de outros assessores.

O governador começou a reunião pedindo agilidade no trabalho. “O tempo é curto, quatro anos passam rápido, vamos pensar na revitalização das escolas antigas, dando um novo visual, transformando o velho em novo, em moderno” disse Confúcio Moura.

A arquiteta Beatriz Goulart possuir larga experiência neste tipo de trabalho, motivo pelo qual o governador a convidou para ajudar nesta tarefa em Rondônia. O objetivo é pensar as escolas a partir de seu bioma, seu clima, sua cultura, seu povo, enfim inovar as unidades escolares respeitando todas essas características. A intenção é fazer um trabalho de recuperação respeitando o que já existe em cada localidade, inclusive fazendo uso de materiais alternativos.

Confúcio Moura quer um plano de intervenção rápida com padrão de inovação das unidades escolares interligadas com projetos educativos na área de ambiental, saúde, cultura entre outros.

O primeiro passo será a realização de um levantamento fotográfico e um relatório da situação de cada escola em todo o estado.
Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |