Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 19 de Outubro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Programa de melhoramento genético de Machadinho é destaque no Estado

Como referência no Estado de Rondônia, o Programa de Melhoramento Genético de...

Everaldo Pimentel , Assessoria, 29/01/2011 08h48 - 29/01/2011 08h48

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Como referência no Estado de Rondônia, o Programa de Melhoramento Genético de Machadinho D’Oeste (Promeg), vem proporcionando uma melhoria na qualidade e na produtividade do gado leiteiro, logo trazendo ao produtor rural e de sua família, condições de vida melhores para mantê-lo no campo.

O município conta hoje com 10% desse rebanho inseminado artificialmente, superando a média nacional que está entre 5 e 7%.

Machadinho D’Oeste possui condições favoráveis para a produção leiteira. A vocação do pequeno e médio produtor em explorar a atividade, aliada aos incentivos propostos pelo Prefeito Marinho da Caerd (PV) ao assumir a administração pública em 2009.

Em seu primeiro ano de governo, Marinho tinha como uma de suas metas junto à Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), o compromisso em levar adiante o Promeg.

O prefeito e o Secretário de Agricultura Leandro Patrício, não pouparam esforços, buscaram recursos e procuram parcerias com a Embrapa e Emater, que juntas à Semagri prestam assistência desde o manejo correto de pastagens e forrageiras até treinamentos, palestras e cursos de capacitação aos produtores, a custo zero na área de inseminação artificial. Fornece ainda Nitrogênio a preço de custo e fazem a doação de sêmen de raças como holandesa, gir e girolanda (provenientes do Canadá, Estados Unidos e Holanda), para aqueles que estão inseridos no programa.

Com os esforços voltados a esse projeto, a prefeitura já aplicou, através de sua secretaria de agricultura, cerca R$ 100 mil, beneficiando mais de 500 produtores que aderiram a essa ideia.

Os bovinos melhorados geneticamente estão proporcionando um aumento bem significativo na produção de leite, algo em torno de 100%. “Antes, para atingir a média de 100 litros de leite por dia era necessário ao produtor ter entre 30 ou 40 vacas. Hoje com 12 ou 13, essa média é atingida facilmente se houver o manejo adequado da pastagem.” Afirmou Eanes Freire da Paz, coordenador do programa.

De acordo com o produtor Cesar Reinher, o custo da inseminação artificial é pequeno, pois em se tratando da qualidade do sêmen utilizado, sendo de animais premiados internacionalmente e que o produtor não teria como comprar um animal desse porte, a utilização desse sêmen para fertilização do rebanho produz bezerros muito superior às existentes atualmente no município. “Em minha propriedade 100% das fêmeas em idade de reprodução são inseminadas”. Destacou Cesar Reinher.

O rebanho bovino do município está estimado em 257.176 mil cabeças, desse total 47,5% de gado leiteiro, segundo dados do Instituto de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Além do gado leiteiro, a secretaria assiste ainda a inseminação de animais de pequeno porte (ovinos e caprinos) e gado de corte, porém em menor escala. Pois o interesse maior concentra-se na produção leiteira, que tende a crescer cada vez no município.

“Esta ação que estamos realizando vem de encontro com as necessidades do momento do município e do mundo. Quando nós pensamos em preservação ambiental temos que pensar em qualidade e não quantidade. É por este motivo que estamos dando uma atenção especial a este programa, por entendermos que é a maneira do nosso produtor gastar menos e ter um maior lucro em sua propriedade.” Finalizou o prefeito Marinho.
Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |