Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

CID de Ariquemes é referência para o governo de Rondônia

Ariquemes foi o primeiro município de Rondônia a implantar o atendimento médico domicili...

Paula dos Anjos, Departamento de Comunicação PMA, 24/01/2011 22h11 - 24/01/2011 22h11

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Ariquemes foi o primeiro município de Rondônia a implantar o atendimento médico domiciliar. O CID – Centro de Internação Domiciliar – funciona desde outubro de 2005 e é responsável por levar atendimento médico, coletas de exames e medicação aos pacientes acamados e pessoas que não têm condições físicas de se deslocar até um hospital.
A equipe do CID é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. “Temos mais de 300 pacientes cadastrados e chegamos a fazer 10 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana a equipe fica de sobre aviso caso haja alguma emergência”, explica Janete Henrique Costa Neves, coordenadora do CID.

O município recebeu na última sexta-feira (21/01) a visita da equipe do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), de Porto Velho. O serviço foi implantado pelo atual governador de Rondônia. A primeira etapa é analisar e diagnosticar os pacientes que podem ser tratados em domicilio, desafogando o João Paulo II. Na segunda, atender os pacientes em estado agudo ou crônico, clínico ou cirúrgico, possibilitando assim o convívio com a família, e um atendimento médico mais humanizado e integral.

Pela manhã, a equipe do SAMD visitou o CID, onde conferiu como é realizada a identificação, localização, cadastramento e acompanhamento do paciente. Segundo o enfermeiro Jerrimar Montengro, do SAMD, o objetivo da visita é buscar experiências. “Ao acompanhar a equipe do CID em um atendimento domiciliar, pude notar que além de saúde pública com qualidade, a equipe é atenciosa e carinhosa com os pacientes. A cena que mais me chamou atenção foi quando o Dr. Valdemar sentou ao lado do acamado e conversou como se ele fosse um amigo de longa data, um verdadeiro atendimento humanizado” elogia o enfermeiro.

À, tarde, a equipe se reuniu com o Prefeito Márcio Raposo e o assunto em pauta foi a importância do Centro de Internação Domiciliar para a população ariquemense. “O município sente-se honrado em servir de referência para o governo do estado, o serviço tem tido muitos resultados positivos. Acredito que, se a equipe se dedicar, fará uma revolução na saúde da capital”, deseja o Prefeito.

Para Vanderlei Menta, técnico em enfermagem do SAMD, está claro que o CID vem fazendo a diferença na saúde pública domiciliar no município. “As experiências adquiridas serão de suma importância para o desenvolvimento do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar em Porto Velho, e pode ter certeza, quando implantarmos o serviço no interior do estado, Ariquemes sempre será a primeira referência”, afirma.
Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |