Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Técnicos municipais do Consórcio Cisan recebem treinamento

Em 2008 a Prefeitura Municipal de Ariquemes firmou um convênio com o Ministério do Meio ...

Paula dos Anjos, Departamento de Comunicação PMA, 17/01/2011 17h43 - 17/01/2011 17h43

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Em 2008 a Prefeitura Municipal de Ariquemes firmou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a elaboração do Plano Regional de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos (PRGAIRS). “No convênio o MMA disponibilizou recursos para que os municípios se organizem, para realização de gestão sustentável dos resíduos sólidos através da criação de consórcio público e implantação de aterro sanitário. Ariquemes é o município onde está sendo construído o aterro sanitário”, explica a superintendente do consórcio, Selma Cristina de Almeida Gerolin.

Foi realizada na última quinta-feira (13/01), na sala de treinamento do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero, uma capacitação para os técnicos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos, dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (CISAN) Central de Rondônia. A oficina faz parte da fase de diagnóstico do PRGAIRS, e foi ministrada pela equipe de técnicos da Fundação Riomar, empresa de Porto Velho contratada para o PRGAIRS.

Participaram dois representantes de todos os municípios consorciados. Os temas ministrados foram: conhecimentos gerais na área de manejo de resíduos sólidos; gerenciamento integrado de resíduos sólidos e modelos institucionais; legislação e licenciamento ambiental; e por último a apresentação de como se dará o PRGAIRS e o papel dos técnicos municipais no levantamento destes dados.

Os técnicos farão o levantamento geral dos resíduos sólidos gerados em seus municípios, ou seja, como é realizada a coleta e onde são depositados os lixos. “A atualização destes profissionais é muito importante para que eles desenvolvam um trabalho ágil e eficiente, cumprindo o que determina a lei e respeitando o meio ambiente”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Amauri Guedes.

De acordo com o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Glauco Rodrigo Kozerski. “O levantamento dos dados é de suma importância para concretização do plano. O prazo para a entrega dos dados é até o fim deste mês”, fala o engenheiro.

Um dos grandes problemas da gestão pública é a destinação final dos resíduos sólidos, pois existem vários fatores que contribuem para o aumento do lixo, tais como crescimento da população, industrialização, hábitos e costumes, entre outros. Segundo o Prefeito Márcio Raposo, no aterro sanitário o lixo será destinado e tratado adequadamente, sem causar danos ou riscos à população, minimizando os impactos ambientais. “ Os ariquemeses têm que se conscientizar da importância de separar o lixo seco do lixo molhado e tornar isso um hábito”, conclui o Executivo.
Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |