Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Friagem atingirá Rondônia em pleno mês de dezembro

Para quem não acreditava mais que 2010 teria friagens, a atual situação sinótica agora da atm...

De olho no tempo, 13/12/2010 08h23 - 13/12/2010 08h23

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Para quem não acreditava mais que 2010 teria friagens, a atual situação sinótica agora da atmosfera mostra o contrário. Um sistema frontal (frente fria) bastante intenso e organizado, que no final de semana provocou precipitações em 24 horas de até 200 mm no Rio Grande do Sul, passa agora pelo Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul já influenciando também as condições meteorológicas no sul e oeste de Mato Grosso.

Esta frente é especial e vem precedida de grande carga de umidade e uma massa de ar polar, de forte intensidade para o mês de dezembro.

Para se ter uma ideia, ontem, às 7 horas fazia 24,1°C em Vila Bela da Santíssima Trindade, contra 15,2°C observados no mesmo horário em uma estação automática do INMET.
Em Mato Grosso, as regiões de Cáceres e Pontes e Lacerda já estão sofrendo as influencias do ar polar onde chove e venta muito forte.

A previsão dos modelos numéricos é de que hoje o tempo feche na maior parte de Rondônia podendo ocorrer fortes temporais, principalmente à tarde no centro e sul do Estado. O volume de chuva pode resultar em alagamentos expressivos, não se descartando também vendavais, até as regiões de Guajará-Mirim, Ariquemes e Porto Velho.

No Cone Sul, a temperatura que às 7 horas era de 23,1°C em outra estação do INMET em Vilhena, hoje deverá cair bastante até o final da noite. Os ventos que passarão a soprar fortes do quadrante sul despencarão a temperatura e a madrugada desta terça-feira pode ter temperatura mínima de apenas 16°C. Nas demais cidades também deverá esfriar um pouco, com mínimas na próxima madrugada entre 17°C e 19°C. Na metade da semana o tempo já melhora e volta a esquentar bastante.

Esta será a décima segunda friagem de 2010 em Rondônia, de acordo com dados do CPTEC/INPE, que contém todo o embasamento cientifico para se qualificar e quantificar um evento de friagem e não de institutos locais que contam ao dedo.

Dados: INMET – CPTEC/INPE – REDEMET
Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |